sábado, 14 de novembro de 2009

Jogar em Grupo

Quando jogas "World of Warcraft" sozinho, tentas basicamente matar os mobs antes que eles te matem. Tu também tens o direito sobre 100% do drop e da experiência dos mobs. Mas jogar em grupo é um pouco diferente.Tu divides o drop e a experiência com os outros membros do grupo e, ironicamente, tentar matar um inimigo o mais rápido possível pode levar ao desastre. Tu precisas de usar suas habilidades e aptidões em benefício de todo o grupo.

[caption id="attachment_68" align="aligncenter" width="300" caption="Grupo de jogadores"]Quest-Helper[/caption]

A tua classe e talento, discutidos na seção "Personagens", têm uma influência enorme no teu papel no grupo.

  • Tanks - têm muita armadura e vida e podem sobreviver a muito dano. Eles também têm ferramentas para criar aggro (agression) - quanto mais ameaçador o mob achar o personagem, mais provável é a chance do personagem ser atacado pelo mob. Então, a tarefa do tank é atrair (e manter) a atenção do mob e absorver muito dano para proteger o resto do grupo.

  • Healers - mantêm o tank e o resto do grupo vivos durante a luta. Os healers precisam de usar mana para curar o grupo e a cura pode gerar uma quantidade significativa de aggro. Por isso, bons healers guardam seus feitiços mais poderosos para verdadeiras emergências, assim eles podem conservar a sua mana e reduzir as ameaças.

  • DPS (o resto do grupo) - significa dano por segundo. Como os healers, os personagens DPS podem criar muita aggro quando estão a lutar contra mobs, então precisam de aprender a equilibrar a quantidade de dano causada com a produção de ameaça.


Em instances que exijam mais de cinco jogadores, normalmente existem vários tanks, também conhecidos como off-tanks, e vários healers. Geralmente, os líderes de instance ou de classe darão tarefas específicas de tank ou heal a esses jogadores.

Diversas classes também possuem a aptidão de temporariamente incapacitar, ou controle de grupo (CC), os mobs. Em confrontos difíceis, o CC pode ser extremamente importante - isso evita que o grupo tenha que se defender contra vários monstros de uma única vez. O bando deve ter certeza de não atacar esses mobs - a maioria das formas de CC quebra-se quando o mob recebe um dano.

Existem muitas formas de controle de grupo no jogo. Vê a seguir alguns dos exemplos mais usados em instances:

  • Aproximação furtiva - um rogue aproxima-se furtivamente de um alvo e incapacita-o. Isso só funciona com humanóides que não estão em combate.

  • Carneiro - um mage lança um feitiço polimórfico para transformar o alvo em um carneiro. Os magos também podem transformar inimigos em tartarugas ou porcos, mas isso continua a ser conhecido como transformar em carneiros. Só é possível transformar em carneiros humanóides, feras e criaturas.

  • Acorrentar - um priest envolve um morto-vivo inimigo com correntes.

  • Banish - um warlock torna um demônio ou elemental completamente imóvel ou invulnerável. Os jogadores não podem feri-los, mas eles ainda podem ferir os jogadores. Os feiticeiros também podem escravizar demônios e forçá-los a atacar mobs em vez de atacar o grupo.

  • Armadilha - um caçador coloca um armadilha no chão que congela o mob no lugar.

  • Hibernar - um druida faz com que uma fera ou dragonkin caia no sono.

  • Enraizar - um druida enreda um mob em raízes vivas. Isso só funciona em instances externas, como Zul'Gurub e Zul'Aman.

  • Fear - priests, warlocks, warriors e paladins podem fazer com que vários mobs fujam durante um certo tempo. Isso não é uma boa idéia numa instance - um mob que foge pode ir até outros mobs e trazê-los de volta para o teu grupo.


Isto pode parecer complexo, mas existem diversas ferramentas para facilitar e acompanhar quem está responsável por cada mob ou personagem numa instance. Na próxima secção, vamos dar uma olhada em algumas delas.

Addons e ameaça

Existem vários addons que podem ser sacados e que podem ser usados para personalizar a interface do usuário (UI) e como elas funcionam. Os addons podem fazer tudo desde alterar o layout dos objetos no teu ecrã e até acompanhar quantos itens estão no teu inventário.

Vários addons podem ser muito úteis para aprender a mecânica do jogo em grupo.


  • Medidores de aggro (como KLH Threat Meter e Omen) - calculam quanto aggro o jogador está a criar. Para leituras precisas, todos os jogadores no grupo precisam de ter addons compatíveis.

  • Medidores de dano (como o SW Stats) - embora alguns jogadores o utilizem para determinar quem tem o DPS mais alto, os medidores de dano podem ser uma ferramenta útil para jogadores que estão a aprender a equilibrar o seu dano com a sua aggro.


Em breve criarei no Blog uma secção com os melhores addons para o WoW, inclusive os que referi acima.

[caption id="attachment_69" align="aligncenter" width="614" caption="Conjunto de addons usados por uma Raid contra illidan stormrage no Black Temple"]505gtvm[/caption]

 

1 comentários:

Guia do iniciante « TugaWoW Blog disse...

[...] Jogar em grupo [...]

Enviar um comentário

Anúncio!

 

Tugawow © 2008 . Distributed by Blogger Templates. Design By: SkinCorner